quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Alguns Termos Básicos (C)

Alguns Conceitos Essenciais (para Filosofia)

Retirados do "Glossário de Termos Gregos"

Introdução à História da Filosofia - Marilena Chauí


- Phainómenon: O que aparece, o que é visível, o que brilha diante dos olhos, fenômeno.

Vem do verbo phaíno: fazer brilhar, fazer ver, indicar, fazer conhecer, dar a conhecer, anunciar, pressagiar, explicar, mostrar-se, aparecer.

O fenômeno é aquilo que aparece e se mostra aos nossos olhos e pode ser conhecido. É o objeto do conhecimento perceptivo, visual.

- Krátos: Força ou vigor do corpo, potência da força corporal; por extensão: força ou potência de dominação.

A seguir, força ou potência de um chefe ou de um rei; autoridade soberana; finalmente: poder.

O verbo kráteo significa: ser forte e potente; por extensão: ser senhor, dominar, reinar, governar, comandar, ordenar, tornar-se senhor, assenhorar-se do poder.

Ainda: vencer uma luta, vencer numa disputa, vencer numa argumentação; prevalecer, ter a força de lei, ter a força de um costume; ter força de lei, ter a força de um costume; ter mais razão do que outro.

A palavra krátos dá origem ao elemento krátia, empregado na composição de palavras que designam quem tem o poder ou o governo num regime político.

Assim, uma oligarquia pode ser uma aristokratía (áristos: o mais excelente, o melhor, o mais nobre), isto é, o governo ideal dos melhores e mais poderosos, ou pode ser uma ploutokratia (ploûtos: riqueza, fortuna em ouro, prata e dinheiro), isto é, o governo dos mais ricos. A demokratía é o governo do démos, o poder popular ou governo de todos os cidadãos.

- Apáte: Engano, logro, fraude, traição, artifício, astúcia, ardil; sedução mentirosa através do discurso ou da oratória e que ilude nossos verdadeiros desejos; mentira pela palavra sedutora que nos lisonjeia e nos adula; adulação. Ver peithó.

- Peithó: Faculdade ou talento para persuadir, eloquência persuasiva, discurso persuasivo, doce e suave persuasão.

O verbo peithó significa: persuadir, convencer para que alguém faça de bom grado alguma coisa; seduzir por palavras, súplicas e preces; apaziguar e suavizar por palavras e súplicas; excitar e estimular alguém a aceitar uma opinião ou a fazer alguma coisa; confiar, entregar-se, fiar-se, deixar-se persuadir e convencer, ceder à palavra de alguém, crer na palavra de alguém.
Peithó não pretende enganar com seduções falsas e por isso se opõe a apáte (ver apáte), sedução mentirosa.

Peithó e apáte são centrais na retórica.

Personificada, Peithó é a deusa da boa persuasão e da boa eloquência.

- Kínesis: Movimento; ação de mover ou de mover-se; mudança; agitação da alma; movimento da dança; movimentos da alma.

O verbo kinéo significa mover, agitar, revolver, pôr em movimento, deslocar, mudar de lugar, perturbar, empurrar, excitar, estimular, mudar, modificar, alterar.

A palavra movimento, em grego, indica toda modalidade de alteração ou de mudança: mudança de qualidade, de quantidade, de lugar, de tempo, de ânimo; é o devir como nascimento, desenvolvimento e perecimento de um ser e todas as mudanças sofridas por ele ou causadas por ele.

A locomoção é um tipo de kínesis, mas não é todo o movimento. Envelhecer, rejuvenescer, amarelecer, diminuir, aumentar, alegrar-se, entristecer-se etc., são kinéseis (movimentos).

- Areté: Mérito ou qualidade nos quais alguém é o mais excelente; excelência do corpo; excelência da alma e da inteligência.

Virtude é sua tradução costumeira porque foi traduzida para o latim por virtus, que significa, inicialmente, força e coragem e só depois, excelência e mérito moral e intelectual.

A areté indica um conjunto de valores (físicos, psíquicos, morais, éticos, políticos) que forma um ideal de excelência e de valor humano para os membros da sociedade, orientando o modo como devem ser educados e as instituições sociais nas quais esses valores se realizam.

A areté se refere à formação do áristos: o melhor, o mais nobre, o homem excelente.

- Eudaimonía: Felicidade, prosperidade, abundância de bens.

O verbo eudaimonéo significa: ter êxito, conseguir, ser feliz.

Esta palavra é composta pelo prefixo eu- que indica: de origem nobre, algo bom ou justo, algo benevolente, em boa ordem, boa causa, a bondade, a perfeição – em suma, eu- dá um sentido positivo, bom, belo, justo às palavras que o acompanham.

Daímonia (ver daímon) faz parte de um conjunto de palavras ligadas à relação entre as divindades e os homens: inspirações, presságios, prodígios, benfeitorias divinas para com os homens.

Como a ação dos deuses também pode ser malévola e vingativa, passa-se ao emprego do prefixo eu- e à palavra eudomanía para significar exclusivamente a ação boa, benevolente, favorável.

A seguir, a palavra passa a referir-se às qualidades positivas e excelentes de alguém, isto é, passa a referir-se apenas aos próprios homens como capazes de felicidade e capazes de uma relação ativa e positiva com o divino.

Eudaimonía é a felicidade como perfeição ética, como resultado da vida virtuosa. Relaciona-se com eupraxía: a ação boa, bela e justa; a ação virtuosa.

- Daímon: Em sentido próprio: um deus, uma deusa, uma divindade; potência divina; donde: destino, sorte, infortúnio.

Depois de Homero: deuses menores, almas dos mortos, espíritos inferiores, demônio no sentido de entidades tutelares e protetoras dos vivos.

Por extensão: um espírito, um gênio ligado a uma cidade com seu protetor, ou a uma pessoa, definindo seu caráter e seu destino; gênio bom, gênio mau (em português, este sentido permanece quando nos referimos ao bom ou mau gênio / caráter de alguém).

- Demiourgós: Palavra formada de démos, povo, e órgon, ação, obra, trabalho.

Demiurgo é todo aquele que realiza um trabalho ou uma obra para outros, exercendo um ofício manual.

Por extensão: todo aquele que produz ou cria alguma coisa (orador, médico, carpinteiro, escultor, dançarino, músico etc.). É o artífice ou artesão. Como a primeira obra, numa cidade, é a produção das leis, o primeiro magistrado era chamado de demiurgo. Usa-se também para referir-se à divindade criadora ou artífice do mundo.

O verbo demiourgéo, derivado de demiourgós, significa trabalhar para o povo, e demiourgía é o trabalho manual ou artesanal feito para o público, fabricação, produção.

- Semeíon: Signo ou marca distintiva pela qual se reconhece alguém ou alguma coisa; donde signo celeste (as constelações), selo ou sinete (de um rei, de um chefe militar, de um sacerdote), bandeira, placa em estradas (para indicar a direção) e em edifícios (para indicar a finalidade), comunicação naval por meio de bandeirolas e gestos.

Semeíon é também o sinal ou vestígio deixado por animais, donde indício e, na linguagem judiciária, produzir provas oferecendo os indícios; na linguagem médica, indício ou sinal visível de alguma coisa ou de algum acontecimento visível.

Sema é signo ou marca e sinal. O verbo semaíno significa:

1.) marcar com um signo ou com um sinal distintivo para reconhecimento;
2.) manifestar-se sob a forma de um sinal ou de um sintoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário