Alguns Conceitos Essenciais (para Filosofia)
Retirados do "Glossário de Termos Gregos"
Introdução à História da Filosofia - Marilena Chauí
- Sophía: Sabedoria. Inicialmente significa habilidade manual para as artes e técnicas. A seguir, a sabedoria moral ou prudência do homem razoável e sensato. Finalmente, passa a significar o conhecimento teórico em seu ponto de mais alta perfeição.
O verbo sophízo significa: tornar hábil, prudente, sábio.
- Méthodos: Método, busca, investigação, estudo feito segundo um plano. É composta de metá- e odós (via, caminho, pista, rota; em sentido figurado significa: maneira de fazer, meio para fazer, modo de fazer).
Méthodos significa, portanto, uma investigação que segue um modo ou maneira planejada e determinada para conhecer alguma coisa; procedimento racional para o conhecimento seguindo um percurso fixado.
Methodeúo: seguir de perto, seguir uma pista, caminhar de maneira planejada, usar artifícios e astúcias, é um derivado de méthodos.
- Alétheia: Verdade, realidade. Palavra composta pelo prefixo negativo a- e pelo substantivo léthe (esquecimento). É o não-esquecido, não-perdido, não-oculto; é o lembrado, encontrado, visto, visível, manifesto aos olhos do corpo e ao olho do espírito. É ver a realidade. É uma vidência e uma evidência, na qual a própria realidade se revela, se mostra ou se manifesta a quem conhece.
A palavra grega difere de duas outras que vieram, com ela, formar a idéia ocidental da verdade: a palavra latina veritas, que se refere à veracidade de um relato; e a palavra hebraica emunah, que significa confiança numa palavra divina.
Alethés, o verdadeiro, significa: o não-esquecido, o não-escondido; donde: sincero, veraz, justo, equitável, verídico, franco ou não-dissimulado.
- Syllogismós: Silogismo. Raciocínio cuja conclusão é inferida das premissas.
O verbo syllogízo significa: reunir, juntar, reunir pelo pensamento;
syllogé: reunião, ajuntamento de coisas ou de homens, assembléia para tomar uma decisão ou tirar uma conclusão; e
sýllogos: ação de reunir homens em uma assembléia, de consultar os que estão reunidos; colóquio, conversa; palavra e pensamento dos que estão reunidos; juntar as próprias idéias para pensar.
- Lógos: Esta palavra sintetiza vários significados que, em português, estão separados, mas unidos
1.) reunir, colher, contar, enumerar, calcular;
2.) narrar, pronunciar, proferir, falar, dizer, declarar, anunciar, nomear claramente, discutir;
3.) pensar, refletir, ordenar;
4.) querer dizer, significar, falar como orador, contar, escolher;
5.) ler em voz alta, recitar, fazer dizer;
Lógos é: palavra, o que se diz, sentença, máxima, exemplo, conversa, assunto da discussão; pensar, inteligência, razão, faculdade de raciocinar; fundamento, causa, princípio, motivo, razão de alguma coisa; argumento, exercício da razão, juízo ou julgamento, bom senso, explicação, narrativa, estudos; valor atribuído a alguma coisa, razão íntima de uma coisa, justificação, analogia.
Lógos reúne em uma só palavra quatro sentidos: linguagem, pensamento ou razão, norma, ou regra, ser ou realidade íntima de alguma coisa. No plural, lógoi, significa: os argumentos, os discursos, os pensamentos, as significações; -logía, que é usado como segundo elemento de vários compostos, indica: conhecimento de, explicação racional de, estudo de.
Diálogo, dialética, lógica, são palavras da mesma família de lógos. O lógos dá a razão, o sentido, o valor, a causa, o fundamento de alguma coisa, o ser da coisa. É também a razão conhecendo as coisas, pensando os seres, a linguagem que diz ou profere as coisas, dizendo o sentido ou o significado delas.
O verbo légo conduz à idéia de linguagem porque significa reunir e contar: falar é reunir sons; ler e escrever é reunir e contar letras; conduz a idéia de pensamento, e razão porque pensar é reunir idéias e raciocinar é contar ou calcular sobre as coisas. Esta unidade de sentidos é o que leva os historiadores da filosofia a considerar que, na filosofia grega, dizer, pensar e ser são a mesma coisa.
- Mýthos: Mito, palavra proferida, discurso, narrativa; rumor; notícia que se espalha, mensagem; conselho, prescrição.
O verbo mythéomai significa: dizer, conversar, contar, narrar, anunciar (um oráculo), designar, nomear, dizer a si mesmo, deliberar em si mesmo. O historiador Heródoto emprega a palavra mýthos para referir-se a relatos por testemunhas, tradição.
Platão e Aristóteles, porém, empregam mýthos para referir-se a narrativas ou relatos fabulosos, portanto, com o sentido de fábula, lenda. Pouco a pouco, mýthos passa a significar o lendário e irreal, ficção, mentira, relato não histórico. Nessa acepção, mýthos opõe-se a lógos.
- Epistéme: Ciência; conhecimento teórico das coisas por meio de raciocínios, provas e demonstrações; conhecimento teórico por meio de conceitos necessários (isto é, daquilo que é impossível que seja diferente do que é; o que não pode ser de outra maneira, ser diferente do que é) e universais (isto é, válidos para todos em todos os tempos e lugares). Opõe-se à empeiría.
O verbo epístamai, da mesma família de epistéme, significa: saber, ser apto ou capaz, ser versado em (portanto, inicialmente, este verbo não distinguia nem separava epistéme e empeiría, mas referia-se a todo conhecimento obtido pela prática ou pela inteligência, referia-se à habilidade).
A seguir, passa a significar: conhecer pelo pensamento, ter um conhecimento por raciocínio e, com Aristóteles, passa a significar investigar cientificamente.
- Empeiría: Experiência, sabedoria adquirida por experiência.
É um conhecimento prático, oposto ao conhecimento teórico.
É o conhecimento técnico que possuem os médicos, artesãos, engenheiros, agrimensores, militares, retóricos, caçadores etc.
- Áskesis: Exercício, prática, ginástica, profissão laboriosa, meditação.
Inicialmente, refere-se à ação laboriosa para trabalhar materiais brutos, a fim de suavizá-los e modelá-los.
A seguir, refere-se ao labor ou trabalho dos ginastas para fortalecer e agilizar o corpo.
Finalmente, por extensão, passou a significar exercícios, práticas, trabalhos espirituais ou de meditação para fortalecer o espírito, moldá-lo, torná-lo ágil e sutil.
Na filosofia, é usado para indicar o processo de elevação espiritual, de desenvolvimento do intelecto sem interferência e sem perturbação dos desejos corporais e dos conhecimentos sensoriais.
- Mesótes: Justo meio, justa medida. Mésos significa: situado no meio, parte do meio ou centro de um corpo, o que fica no centro entre dois extremos.
Na Música, he mése é a nota central da harmonia das cordas da lira, a partir da qual se estabelecem as proporções ou harmonias.
Tó méson é o meio ou centro de um objeto ou de um corpo, de uma assembléia; é o intervalo temporal igual entre dois extremos.
O verbo médo significa: medir, regular, conter na justa medida.
O substantivo médon significa o chefe, o rei, o magistrado ou juiz, aquele que tem autoridade para impor uma medida, uma regra, uma norma.
Mesótes é o termo empregado por Aritóteles para definir a virtude como justo meio entre paixões extremas, como medida ou moderação dos extremos.
- Nómos: Regra, lei, norma.
O primeiro sentido desta palavra é aquilo que se possui por partilha, aquilo que se usa porque atribuído por uma partilha; por extensão: uso, costume, conforme ao uso ou ao costume. Esta conformidade ao costume passa a significar a norma ou regra costumeira de um comportamento de um grupo, as convenções sociais que o grupo estabelece para seus membros.
Mais adiante: opinião geral, máxima geral, regra de conduta.
Por extensão da regra e da máxima geral: uso ou costume com força de lei; ainda: o direito, o que se faz segundo o direito ou conforme ao direito.
Nómos opõe-se a phýsis (ver phýsis): o nómos é o que é por convenção, por acordo e decisão dos humanos, enquanto phýsis é o que é por natureza, por si mesmo independentemente da decisão ou vontade dos homens.
Os sofistas dirão que tudo é pelo nómos, tudo é por convenção.
- Phýsis: Natureza. Possui três sentidos principais:
1.) processo de nascimento, surgimento, crescimento (sentido derivado do verbo phýomai);
2.) disposição espontânea e natureza própria de um ser; características naturais e essenciais de um ser; aquilo que constitui a natureza de um ser;
3.) força originária criadora de todos os seres, responsável pelo surgimento, transformação e perecimento deles.
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