segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Alguns Termos Básicos (B)

Alguns Conceitos Essenciais (para Filosofia)

Retirados do "Glossário de Termos Gregos"

Introdução à História da Filosofia - Marilena Chauí


- Eiróneia: Ação de interrogar fingindo ignorância. É a primeira parte do método socrático, quando Sócrates interroga o interlocutor como se nada soubesse do assunto discutido.

- Hýbris: Tudo o que ultrapassa a medida, excesso, desmedida; em geral, indica algo impetuoso, desenfreado, violento, um ardor excessivo.

Nos seres humanos é insolência, orgulho, soberba, presunção.

- Sophrosýne: Estado de saúde e perfeição do corpo e do espírito. Moderação, temperança, bom senso, prudência, frugalidade.

O verbo sophronízo significa: tornar moderado, temperante, prudente; aprender a conter desejos, impulsos e paixões.

Sophronéo é ser sóbrio, modesto, simples, temperante, moderado nos apetites e desejos.

Estas palavras se derivam de sáos: intacto, bem conservado, são e salvo; alguém seguro com quem se pode contar sempre de maneira certa.

A sophrosýne é o ideal ético do sábio, pois significa a integridade física e psíquica daquele que sabe moderar seus apetites e desejos e pratica a phrónesis.

- Hormé: Assalto, ataque, impulso violento, ímpeto, ardor, instinto, desejo.

Vem do verbo ormáo: empurrar, pôr em movimento, iniciar uma guerra com o primeiro ataque, lançar-se na direção de alguma coisa, precipitar-se sobre alguma coisa para agarrá-la.

Este verbo indica um movimento forte ou violento na direção de alguma coisa para possuí-la, atacá-la, agarrá-la.

Hormé é o desejo como apetite natural, instinto, impulso. Ver órexis.

- Órexis: Apetite, desejo, ação de tender para alguma coisa.

O verbo órego significa: tender, estender, oferecer, apresentar, dar, estender-se, alongar-se, agarrar com as mãos, estender as mãos para agarrar, visar a, aspirar a, querer alcançar algo, tocar, expandir-se de alegria.

Aparentemente, órexis seria o mesmo que hormé (ver hormé), mas hormé é o desejo como instinto quase incontrolável que é suscitado pela presença de algo externo enquanto órexis é o desejo como um apetite vindo do interior daquele que deseja alguma coisa, suscitado no próprio desejante, algo que faz parte da natureza do desejante.

- Arithmós: Inicialmente, grande quantidade a ser arranjada ou ordenada.

A seguir, número, significando o ordenamento harmonioso ou harmonia proporcional das coisas bem ordenadas.

A aritmética é a ciência dos números, entendidos como ordenação harmoniosa e proporcional das coisas numeradas ou arranjadas racionalmente.

- Kairós: Em sentido amplo, significa justa medida ou medida conveniente.

Com relação ao tempo, significa momento oportuno, momento certo, tempo favorável, tempo certo, instante favorável; boa ocasião, oportunidade, circunstância favorável ou oportuna.

É o tempo como algo rápido e efêmero que deve ser agarrado no momento certo, no instante exato, porque, do contrário, a ação não poderá ter sucesso e fracassará.

- Dianóia / Dianóesis: Raciocínio, pensamento que opera por inferência ou por etapas até chegar à conclusão verdadeira, raciocínio dedutivo e/ou indutivo. Para melhor compreensão, ver nôus, nóesis.

É o conhecimento discursivo ou racional como atividade da inteligência na ciência, diferente da intuição direta e imediata das idéias.

Faculdade de pensar como reflexão, meditação, disposição atenta da inteligência, raciocínio.

- Noûs (ou nóos): Faculdade de pensar, inteligência, espírito, pensamento, intelecto, reflexão, intenção racional, maneira de ver pelo pensamento, sentido racional de um discurso.

O verbo noéo significa: colocar no espírito, refletir, compreender, meditar; ter bom senso ou razão; ter um sentido ou uma significação.

O substantivo nóema significa: fonte do pensamento ou da inteligência, reflexão, projeto, desígnio.

O substantivo nóesis significa: ação de colocar no espírito, concepção, inteligência ou compreensão de alguma coisa, faculdade de pensar, espírito.

Opõe-se a aísthesis (conhecimento através dos sentidos, sensibilidade).

Anaxágoras designa como nôus o ser inteligente que põe a natureza em movimento e faz existir o kósmos.

Com Platão e Aristóteles nôus, noésis, nóema, nóia indicam o intelecto e a atividade intelectual; nóesis significa a intuição intelectual, o conhecimento direto e imediato da verdade de uma essência ou de um princípio.

- Aísthesis: Percepção pelos sentidos, sensação; percepção pela inteligência, sensibilidade ou o conhecimento sensível-sensorial; órgãos dos sentidos.

Aistherikós; que tem a faculdade de sentir, de perceber pelos sentidos.

- Enérgeia: Força em ação, força em ato, atividade (por oposição a dýnamis, que é a força potencial).

O verbo energéo significa: agir, produzir, realizar, executar, dirigir ativamente, agir sobre alguma coisa, operar.

Em Aristóteles, a enérgeia é própria da forma, daquilo que a coisa é em seu presente ou atualidade.

- Dýnamis: Aptidão, capacidade, faculdade, potencialidade ou possibilidade para alguma coisa.

Força da natureza, força da moral, fecundidade do solo, eficácia de um remédio, valor de uma moeda, valor ou significado de uma palavra.

Força militar. Força e poder para influenciar o curso de alguma coisa. É da mesma raiz do verbo dýnamai, que significa:

1.) ter poder para, ter capacidade e autoridade para;

2.) ter valor, ter significação;

3.) na matemática: elevar um número ao quadrado, ao cubo, aumentando sua potência;

4.) potência.

Quando usado como verbo impessoal significa “é possível”. A dýnamis se refere a um poder, a uma força ou potência de alguém ou de alguma coisa a quem torna possível certas ações. É possibilidade ou capacidade contida na natureza da coisa ou da pessoa.

Em Aristóteles, significa aquilo que um ser pode vir a tornar-se no tempo, graças a uma potencialidade que lhe é própria. Na filosofia aristotélica, é a razão e racionalidade do devir, o poder para ser, fazer ou tornar-se alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário