segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Lógica?

Uma rápida pesquisa em diversos manuais de lógica e dicionários especializados pode levar o iniciante a confundir-se quanto ao conteúdo do que se classifica como lógica, dada a aparente diversidade de definições que poderá encontrar. Veja-se por exemplo:

- “A lógica formal é uma ciência que determina as formas corretas (ou válidas) de raciocínio.” – Joseph Dopp

- “Lógica é a ciência das formas do pensamento.” – L. Liard

- “Lógica é a linguagem que estrutura as linguagens descritivas.” – L. Hegenberg

- “Lógica é a ciência da argumentação, enquanto esta é a diretiva da operação de raciocinar.” – Gofredo Telles Jr.

- “Lógica é a arte que dirige o próprio ato da razão, isto é, que nos permite chegar com ordem, facilmente e sem erro, ao próprio ato da razão.” – Jacques Maritain

- “O estudo da lógica é o estudo dos métodos e princípios usados para distinguir o raciocínio correto do incorreto.” – I. Copi

Aparente diversidade porque estas definições exprimem, em última análise, um conteúdo em comum, ou seja, a lógica é a disciplina que trata das formas de pensamento, da linguagem descritiva do pensamento, das leis de argumentação e raciocínio corretos, dos métodos que regem o pensamento humano. Portanto, não se trata somente de uma arte, mas também de uma ciência.

É uma ciência porque possui um objeto definido: as formas de pensamento. Em função de seu objeto, seu desenvolvimento, pela abstração que implica, a descompromete com a utilidade ou realidade. Em outros termos, a princípio, a lógica não tem compromissos ideológicos. No entanto, sua história demonstra o poder que a mesma possui quando bem dominada e dirigida a um propósito determinado, como fizeram os sofistas, a escolástica, o pensamento científico ocidental e mais frequentemente a informática.

A sensação da inutilidade imediata, advinda do fato de operar com formas despidas de conteúdo, tornam seu estilo difícil e cansativo. No entanto, à medida que a lógica é assimilada, a sensação de inutilidade dá lugar a um mundo novo a ser explorado, o mundo da inteligência propriamente humana, em seus acertos e desacertos.

Ao considerar as formas de pensamento na sua origem, em abstrato, a lógica dá condições para que os conteúdos das diversas ciências sejam consistentes, entrelaçados, coerentes, tirando daí sua justificativa.

Fonte: Aprendendo Lógica - Kleverson & Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário